top of page

Modalidades de Intercâmbio

Duplo Diploma

     O aluno interessado nesta modalidade de intercâmbio deve realizar processo seletivo, o qual é aberto no meio do ano para alunos do segundo e terceiro ano da POLI, sendo que a ida para o exterior é feita um ano depois, ou seja, julho/agosto do ano seguinte ao ato da inscrição no processo seletivo (esses prazos podem ser diferentes para algumas IES francesas).

    Os intercâmbios de Duplo Diploma são geralmente realizados pelo período de 24 meses. De acordo com os convênios assinados pela Poli, em algumas IES francesas o período do intercâmbio varia de 2 anos e meio a 3 anos.

    A equivalência das disciplinas para o programa de Duplo Diploma é automática, ou seja, cada 2 anos (4 semestres) cursados no exterior equivalem a 1 ano (2 semestres) na Poli. A equivalência automática de semestres (2 anos no exterior por 1 ano na POLI), implícita nos acordos de Duplo Diploma, somente é aplicável quando o curso feito no exterior é igual (p.ex. mecânica-mecânica) ou semelhante (p.ex. sistemas eletrônicos-eletrônica) ao cursado na Poli. Nos casos em que esta igualdade/semelhança não se aplica, a determinação das disciplinas a serem cursadas, após o retorno ao Brasil, será estabelecida pela respectiva Coordenação de Curso da Poli.

    No programa de Duplo Diploma há pouca flexibilidade na escolha das disciplinas que serão cursadas no exterior, porém, o aluno se forma obtendo dois diplomas: o certificado da Escola Politécnica e o da IES no exterior em que realizou parte de seus estudos. O programa é válido para as IES que mantém convênio com a Poli.

    A emissão do diploma pela IES conveniada no exterior se dá somente quando o aluno recebe o Certificado de Conclusão de Curso na Poli.

 

   Mais informações:

  http://www.poli.usp.br/io/echanges/463-duplo-diploma.html

Aproveitamento de Estudos

   O aluno interessado nesta modalidade de intercâmbio deve realizar processo seletivo, o qual se inicia no começo de cada ano, e deve ser feito primeiramente pela intranet. Os intercâmbios de Aproveitamento de Estudos são realizados pelo período de 12 meses (dois semestres).

   O Plano de Estudos/Learning Agreement (lista com o código e/ou título das disciplinas que o aluno deseja cursar na IES do exterior) deve ter no mínimo 12 créditos/ECTS por semestre (1 crédito USP = 1 ECTS). Este Plano de Estudos/Learning Agreement deve ser aprovado e assinado pelo Coordenador de Curso na POLI.

   O aproveitamento e/ou a equivalência dos créditos cursados no exterior deve ser solicitado diretamente na Seção de Alunos da Poli, pelo próprio aluno, somente após a finalização do seu período de intercâmbio e mediante a apresentação do Histórico Escolar oficial emitido pela IES no exterior. O programa de aproveitamento de estudos não dá direito ao diploma da IES no exterior.

   São válidas para esta categoria de intercâmbio tanto IES conveniadas diretamente com a Poli como aquelas ligadas a USP em geral.

   O aluno precisa ter completado os dois primeiros anos da graduação para ser considerado um candidato viável.

   Vale observar que o aluno tem liberdade de escolher quais matérias pode cursar no exterior, no entanto quanto mais próximas das matérias oferecidas pela POLI, maior a chance de obter a equivalência entre as matérias e, portanto, aproveitar seus créditos.

 

   Mais informações em:

   Aproveitamento de estudos:

   http://www.poli.usp.br/images/stories/media/download/crint/Apresentacao-AE-2018.pdf

   http://www.ipoli.com.br/#!aproveitamento-de-crditos/c3lw

*IES – Instituição de educação superior      

*ECTS - Sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS) 

bottom of page